Daniel responde

Tem alguma dúvida? Envie aqui a sua pergunta.
  • Em que áreas um nutricionista pode atuar?

    Maria Eduarda Fonseca

    Resposta

    Em que áreas um nutricionista pode atuar?

    Daniel responde:

    Na área clínica (hospitais, ambulatórios, creches, consultórios, bancos de leite humano, atendimento domiciliar), na área de alimentação coletiva (creches, cozinhas industriais, refeitórios, restaurantes, indústria de alimentos), na docência (universidade e escolas) e na área esportiva (clubes, academias e consultório).

  • Tenho pouca fome ao longo do dia e muita à noite. Como mudar esse hábito?

    Felipe Araújo

    Resposta

    Tenho pouca fome ao longo do dia e muita à noite. Como mudar esse hábito?

    Daniel responde:

    Coma menos a noite e durma mais cedo, quanto mais tempo acordado maior a oportunidade de comer a noite. Dessa forma irá reprogramar o seu corpo a sentir fome durante o dia.

  • Qualquer pessoa pode consumir Suplementos Alimentares? Quais os principais cuidados que devem ser tomados?

    Daniele Ferreira

    Resposta

    Qualquer pessoa pode consumir Suplementos Alimentares? Quais os principais cuidados que devem ser tomados?

    Daniel responde:

    Poder até pode, a questão é: é necessário? Os principais cuidados são em relação a procedência e concentração dos ingredientes.

  • Com que frequência posso comer carne vermelha sem ameaçar a dieta?

    Henrique Lima

    Resposta

    Com que frequência posso comer carne vermelha sem ameaçar a dieta?

    Daniel responde:

    Não existe uma recomendação universal, 1-2x/semana de carne vermelha magra é o suficiente para a maioria das pessoas.

  • Qual é a melhor hora de comer salada: antes, depois ou durante o prato principal?

    Geovana Almeida

    Resposta

    Qual é a melhor hora de comer salada: antes, depois ou durante o prato principal?

    Daniel responde:

    Se o objetivo é emagrecer ou comer menos na refeição principal, uma porção de salada antes irá proporcionar maior saciedade e consequentemente uma redução da quantidade de alimentos ingeridos.

  • Perdi medidas, mas meu peso não diminui. Por quê?

    Flávia Gomes

    Resposta

    Perdi medidas, mas meu peso não diminui. Por quê?

    Daniel responde:

    Geralmente isso ocorre quando há um ganho de massa muscular e concomitante perda de gordura. Exemplo: se ganhar 1kg de músculo e perder 1kg de gordura, o peso não mudará, porém haverá um “desinchaço” devido a diminuição da retenção de líquidos.

  • De uma vez por todas: pode ou não comer carboidrato à noite?

    Bruna Costa

    Resposta

    De uma vez por todas: pode ou não comer carboidrato à noite?

    Daniel responde:

    Pode sim, sem exagero. Esse é um mito do nutricionismo. O importante é a qualidade e quantidade de carboidratos consumidos ao longo de um dia, semana, mês,…

  • É verdade que quem malha de manhã, de estômago vazio, queima mais gordura do que quem toma café antes de ir para a academia?

    Fernanda Neves

    Resposta

    É verdade que quem malha de manhã, de estômago vazio, queima mais gordura do que quem toma café antes de ir para a academia?

    Daniel responde:

    Não. Treinando bem alimentado é possível chegar a um nível de treinamento mais intenso queimando mais gordura.

  • Ouvi dizer que é melhor comer doce depois da refeição. É verdade?

    Glória Silva

    Resposta

    Ouvi dizer que é melhor comer doce depois da refeição. É verdade?

    Daniel responde:

    Não vejo sentido nessa afirmação.

  • Qual a formação necessária para ser nutricionista?

    Gabriel Dantas

    Resposta

    Qual a formação necessária para ser nutricionista?

    Daniel responde:

    É necessário um diploma reconhecido pelo MEC no curso superior de Nutrição. O curso dura de quatro a cinco anos. Além disso, é necessário o registro no Conselho Regional de Nutricionistas de sua jurisdição.

  • O que você acha da Suplementação Alimentar? Você costuma receitar algum tipo de Suplemento? Em quais situações?

    João Pedro

    Resposta

    O que você acha da Suplementação Alimentar? Você costuma receitar algum tipo de Suplemento? Em quais situações?

    Daniel responde:

    Acho importante e necessário em algumas pessoas ou situações. Costumo receitar probióticos, algumas vitaminas e minerais, ômega 3, fitoterápicos, etc. O suplemento deve ser usado quando não conseguimos garantir resultado através da dieta.

  • Devo me alimentar quanto tempo antes da corrida?

    George Santos

    Resposta

    Devo me alimentar quanto tempo antes da corrida?

    Daniel responde:

    De 30-60 minutos é o suficiente para digestão de alimentos leves.

  • Qual dica você dá aos seus pacientes que não conseguem resistir à tentação de comer doces?

    Leila Pitanga

    Resposta

    Qual dica você dá aos seus pacientes que não conseguem resistir à tentação de comer doces?

    Daniel responde:

    Comam cada vez menos quantidade e com menos frequência.

  • Tem como vocês listar alguns alimentos considerados “saudáveis”, mas que no fundo sabotam a nossa dieta?

    Daniel Ferreira

    Resposta

    Tem como vocês listar alguns alimentos considerados “saudáveis”, mas que no fundo sabotam a nossa dieta?

    Daniel responde:

    A maioria das barras de cereais, pães e biscoitos integrais, algumas marcas de sucos industrializados.

  • Os supermercados estão lotados com produtos lights, diet, fit para se referir a um produto saudável ou emagrecedor. Dá para confiar nos rótulos?

    Júlia de Oilveira

    Resposta

    Os supermercados estão lotados com produtos lights, diet, fit para se referir a um produto saudável ou emagrecedor. Dá para confiar nos rótulos?

    Daniel responde:

    Diet, Zero, light, fit, sem glúten, sem lactose não são rótulos de garantia de saudabilidade. É melhor confiar nos alimentos naturais não processados e que não possuem embalagem ou rótulo, como: frutas, legumes, verduras, carnes e ovos.

  • Qual é o erro mais comum identificado na dieta dos seus pacientes?

    Lucas Moraes

    Resposta

    Qual é o erro mais comum identificado na dieta dos seus pacientes?

    Daniel responde:

    Comer além do necessário.

  • Atualmente, existem várias dietas: Paleo, South Beach, Atkins, dieta da fruta, da proteína…Qual é a sua opinião sobre as diversas dietas?

    Gláucia Fernandes

    Resposta

    Atualmente, existem várias dietas: Paleo, South Beach, Atkins, dieta da fruta, da proteína…Qual é a sua opinião sobre as diversas dietas?

    Daniel responde:

    Não existe dieta universal e ideal para todos, a maioria delas são muito restritivas e insustentáveis a longo prazo.

  • Quais são as principais propriedades nutricionais do gengibre?

    Fernanda Barbosa

    Resposta

    Quais são as principais propriedades nutricionais do gengibre?

    Daniel responde:

    O gengibre contém grandes quantidades de ferro e cálcio, além de outras centenas de fitoquímicos como o paradol e o gingerol, um poderoso antioxidante e anti-inflamatório. É muito usado para aliviar dores de estômago e náuseas (enjoo) e como anti-inflamatória para tratar dores de garganta e lesões articulares e musculares.

  • Quais alimentos podem ajudar no ganho de massa muscular para quem pratica musculação?

    Fred Souza

    Resposta

    Quais alimentos podem ajudar no ganho de massa muscular para quem pratica musculação?

    Daniel responde:

    Vários alimentos são importantes, mas sem dúvida o mais importante para ganho de músculos são alimentos ricos em proteínas (ovo, carne, frango, pescado, proteínas do soro do leite, leguminosas, oleaginosas e sementes, tofu, cogumelos)

  • Por que o consumo de carboidrato antes da atividade física é importante? Qual o melhor tipo para consumir?

    Bruno Miranda

    Resposta

    Por que o consumo de carboidrato antes da atividade física é importante? Qual o melhor tipo para consumir?

    Daniel responde:

    Por que é a fonte de energia mais disponível para o músculo em movimento. O melhor tipo são as raízes (mandioca, inhame, cará, batata doce, mandioquinha).

  • Quais devem ser os cuidados nutricionais para corredores de maratonas?

    Helena Soares

    Resposta

    Quais devem ser os cuidados nutricionais para corredores de maratonas?

    Daniel responde:

    São muitos, afinal de contas correr 42km é um desafio grande para a mente e para o corpo. O principal é se manter bem hidratado, condição indispensável para um adequada recuperação muscular e prevenção de lesões, não excluir nenhum grupo alimentar (carboidratos, proteínas e gorduras) da dieta, e manter um balanço calórico positivo.

  • Por que em muitas dietas, os nutricionistas estão abolindo o leite?

    Fernando Batista

    Resposta

    Por que em muitas dietas, os nutricionistas estão abolindo o leite?

    Daniel responde:

    O leite de vaca não é um alimento tão incrível como a maioria das pessoas costumam crer. Ele possui lactose,um tipo de carboidrato que muitas pessoas são intolerantes, além de proteínas alergênicas, resíduos de agrotóxicos, antibióticos e hormônios que prejudicam a saúde humana.

  • Qual a quantidade ideal de consumo diário de ovos?

    Carlos Guedes

    Resposta

    Qual a quantidade ideal de consumo diário de ovos?

    Daniel responde:

    Não existe um limite definido e nem a necessidade de comer desregradamente. Cerca de 1-3 ovos/dia , de preferência caipira e cozido, é o suficiente para a maioria das pessoas.

  • Quais alimentos o portador do diabetes deve evitar e por quê?

    Francisco Gomes

    Resposta

    Quais alimentos o portador do diabetes deve evitar e por quê?

    Daniel responde:

    O diabético deve evitar, principalmente alimentos refinados e ultraprocessados ou muito concentrados em carboidratos, tais como: farinhas, biscoitos, massas, pães, bolo açúcar e mel. A justificativa é que o portador dessa doença perde ou diminui a capacidade do seu corpo metabolizar os carboidratos.

  • Existe uma dieta universal, que seja boa para todas as pessoas?

    Daniela Santana

    Resposta

    Existe uma dieta universal, que seja boa para todas as pessoas?

    Daniel responde:

    Não. Todos nós possuímos uma individualidade bioquímica como uma impressão digital. O que é bom para mim pode não ser tão bom para você.

  • Quem faz exercícios logo pela manhã, ao acordar, deve tomar dois cafés-da-manhã?

    Maria Eduarda

    Resposta

    Quem faz exercícios logo pela manhã, ao acordar, deve tomar dois cafés-da-manhã?

    Daniel responde:

    Sim. É recomendado se alimentar antes e após a atividade física, independentemente da intensidade. De um modo geral, o ideal é comer menos antes e um pouco mais após o treino.

  • Beber durante as refeições engorda?

    Érica Santos

    Resposta

    Beber durante as refeições engorda?

    Daniel responde:

    O que engorda são as calorias do suco, refrigerante, cerveja ou qualquer outra bebida que não seja água.

  • Beber água ajuda a emagrecer?

    Denilson Silva

    Resposta

    Beber água ajuda a emagrecer?

    Daniel responde:

    Sim. A água participa de todas as reações metabólicas do nosso corpo, ajuda a desintoxicar e diminui a retenção de líquidos, comum em quem não bebe o suficiente.

  • Para emagrecer, é preciso comer várias vezes ao dia ou não tem relação?

    Raíssa Lopes

    Resposta

    Para emagrecer, é preciso comer várias vezes ao dia ou não tem relação?

    Daniel responde:

    Não necessariamente. Nem todas as pessoas preferem ou conseguem se alimentar de 3 em 3 horas. O mais importante é a qualidade e quantidade total de kcal consumidas no final de um dia. Três refeições diárias atende a maior parte da população.

  • Daniel, a alimentação de uma pessoa comum é muito diferente da de um esportista (ex.: triatleta)?

    Ceres Brito

    Resposta

    Daniel, a alimentação de uma pessoa comum é muito diferente da de um esportista (ex.: triatleta)?

    Daniel responde:

    Olá Ceres, bom, a alimentação é diferente, mas a motivação é a mesma. Atletas de alto rendimento precisam de mais energia, portanto, mais calorias. O desafio é a ingestão de calorias “boas”.

  • Daniel, quantas refeições por dia é certo?

    Lucas de Ouro

    Resposta

    Daniel, quantas refeições por dia é certo?

    Daniel responde:

    Olá Lucas, depende de você. Na nutrição não existe certo ou errado. A orientação atual é entre 5 e 6, mas varia de cada caso.

  • Daniel, a genética é determinante para a forma física da pessoa?

    Hugo Gonzalez

    Resposta

    Daniel, a genética é determinante para a forma física da pessoa?

    Daniel responde:

    Olá Hugo, não! Definitivamente não! A genética é só um dos fatores que influencia a forma física de alguém, mas não é nem dos principais.

  • Daniel, saio cedo de casa e não tenho tempo de tomar café-da-manhã. O que você sugere?

    Ricardo Castelo Branco

    Resposta

    Daniel, saio cedo de casa e não tenho tempo de tomar café-da-manhã. O que você sugere?

    Daniel responde:

    Olá Ricardo, existem soluções mais simples do que um café-da-manhã elaborado. Comer uma banana com duas colheres de aveia e um iogurte não demora mais de 5 minutos e essa é só uma das alternativas!

  • Daniel, o que você acha da dieta Paleo?

    Silas Cunha

    Resposta

    Daniel, o que você acha da dieta Paleo?

    Daniel responde:

    Olá Silas, acho a proposta interessante, porém seu funcionamento varia de pessoa para pessoa. Acredito que o principal nesse ponto é buscar o equilíbrio.

  • Daniel, chá de Hibiscus realmente funciona?

    Hudson Hebert

    Resposta

    Daniel, chá de Hibiscus realmente funciona?

    Daniel responde:

    Olá, Hudson. Chá de Hibiscus é um excelente diurético. Ajuda, quando relacionado a uma alimentação balanceada. Mas não é um solucionador, se não for atrelado a atividades físicas e a ingestão de água.